sábado, 18 de julho de 2009

Lisboa e Porto às escuras para medirem poluição luminosa

A poluição luminosa vai ser medida este sábado em Lisboa e Porto. As duas cidades portuguesas vão desligar as luzes a partir das 21h30 para mostrarem o quanto estamos a ser afectados pelo excesso de iluminação e que os danos não são de desprezar.

Esta iniciativa faz parte da «Noite das Estrelas», promovida pelo Ano Internacional da Astronomia (AIA2009) e pretende chamar à atenção para os graves prejuízos ambientais e sociais que o excesso de luz e a má utilização dos candeeiros e projectores causa.


Em Lisboa, as medições vão decorrer, junto à Torre de Belém e na Tapada da Ajuda. A iluminação pública (Belém) e as luzes do Observatório Astronómico de Lisboa - OAL (Ajuda) vão apagar-se para que os cidadãos possam ver com os seus próprios olhos o resultado da ausência de poluição luminosa. Nos dois locais irão estar presentes equipas do Observatório Astronómico e da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores para ajudar os cidadãos a ler a disposição dos astros.


No Porto, o «apagão» acontece na Praça Parada Leitão, junto ao café «Piolho» e à Reitoria da Universidade, a partir das 22h. A iluminação pública da praça vai desligar-se durante cerca de uma hora para que portuenses e visitantes possam ver o céu sem a interferência do excesso de luz da cidade.


Segundo a organização, «a poluição luminosa resulta da má utilização dos sistemas de iluminação e é produzida sobretudo por candeeiros e projectores que, por concepção inadequada ou instalação incorrecta, emitem luz muito para além da zona pretendida. A luz emitida em excesso causa graves prejuízos ambientais e sociais: para além de exigir gastos supérfluos de energia, agravando o problema da poluição ambiental, ela afecta, por exemplo, o comportamento dos condutores e dos peões nas ruas, mas também o bem-estar das populações.»

Sem comentários: