segunda-feira, 20 de julho de 2009

Desenvolvido novo mecanismo geração de energia eléctrica a partir de recursos geotérmicos

O novo processo permite a produção de energia eléctrica a partir de recursos geotérmicos de baixas temperaturas e é económico, limpo e um recurso estável, podendo vir a tornar-se uma importante fonte de energia.


A nova tecnologia foi desenvolvida no Pacific Northwest National Laboratory do Departamento de Energia dos Estados Unidos e constitui um desenvolvimento promissor na área da geração de energia eléctrica limpa.


O objectivo é permitir a produção de energia a partir de recursos geotérmicos de baixas temperaturas a baixo custo. O sistema de conversão utilizará a capacidade de contracção e expansão rápidas de um novo líquido denominado líquido bifásico. Quando exposto ao calor trazido à superfície pela circulação da água em rochas subterrâneas moderadamente quentes o líquido bifásico vai pôr em marcha uma turbina para gerar electricidade. Adicionalmente, e para melhorar a eficiência os cientistas adicionaram transportadores de calor metalo-orgânicos (MOHCs, em inglês) para potenciar a capacidade de geração de energia aproximando-a da de um ciclo de vapor convencional.


De acordo com Pete McGrail, cientista do laboratório “No fim do ano planeamos ter um protótipo para gerar electricidade”. “Se formos bem sucedidos estes sistemas geotermais potenciados podem tornar-se uma importante fonte de energia”, acrescentou o investigador. De acordo com uma análise económica e técnica levada a cabo pelo Massachusetts Institute of Technology estes sistemas geotérmicos potenciados podem vir a representar 10% da capacidade de geração de energia eléctrica dos Estados Unidos.

Sem comentários: