segunda-feira, 7 de julho de 2008

Adquira ou construa um Pc amigo do ambiente

Se ligar a televisão, folhear um jornal ou consultar uma revista, não demorará muito tempo a reparar nalgum tipo de abordagem ao tema do momento: o aquecimento global irá destruir a vida na Terra e todos temos a nossa quota-parte de responsabilidade nesta catástrofe. Fique descansado; este não é um desses artigos. A computação verde, ou amiga do ambiente, não tem nada a ver com fazê-lo sentir-se culpado. Não envolve qualquer tipo de inconveniência e nem sequer tem de acreditar no aquecimento global para obter as contrapartidas deste conceito.

Um sistema topo de gama que esteja a funcionar constantemente pode acrescentar mais de 25 euros à sua conta mensal de electricidade, o que dará qualquer coisa como cerca de 900 euros durante um período de vida esperado de três anos para o equipamento. Em vez disso, poderá utilizar um PC verde e mantê-lo ligado apenas durante oito horas por dia, o que lhe poderá permitir uma redução de 95 por cento na sua conta de energia. Isto traduz-se numa poupança global de cerca de 855 euros no período de três anos do equipamento.
Evidentemente, este é um exemplo que só se aplicará a alguns casos de maior consumo, mas que ilustra bem a quantidade de dinheiro que pode estar em jogo. Como tal, se não se pode dar ao luxo de desperdiçar dinheiro, talvez esteja na altura de olhar com maior atenção para a computação verde.


Escolhas com peso e medida
A forma de pensar verde começa na altura da escolha do seu PC. Habitualmente, considera-se o preço e a velocidade de processamento mas também convirá ter em conta o consumo de energia por parte de cada componente do computador. Consideremos, por exemplo, a unidade de processamento (CPU). Pense no desempenho e no valor, mas tenha igualmente em conta que os processadores Intel Core 2 Duo utilizam geralmente muito menos energia do que os seus equivalentes AMD Athlon 64 X2 (em alguns casos, a poupança de energia é superior a 25 por cento). Este aspecto é importante porque os CPU são dos componentes dos PC que mais energia consomem.

Os processadores VIA disponibilizam resultados ainda melhores. O Via C7 a 2 GHz precisa apenas de 20 watts de energia, enquanto que os concorrentes standard para desktops precisam normalmente de 65 watts ou mais. A desvantagem é que apresenta fracos desempenhos e não será adequado para jogos de topo de gama ou para tarefas intensivas em termos de CPU. Contudo, serve perfeitamente para utilizações que se baseiem sobretudo na navegação na Internet, no envio e recepção de mensagens de correio electrónico, na utilização do MS Office, e outras tarefas deste tipo.

As considerações energéticas são ainda mais importantes na altura de escolher uma placa gráfica. Se não se conseguir decidir entre uma GeForce 7800 GT e uma GTX 512, talvez deva dar uma vista de olhos ao consumo de energia de ambas. Isto será especialmente útil se considerarmos que a GTX 512 precisa de cercas de 95 watts, enquanto que a GT só precisa de 56 watts. Esta diferença poderá custar-lhe um pouco mais de um euro todos os meses na sua conta de electricidade.


Desligue depois de utilizar
Os computadores, as impressoras e outros periféricos de grande porte podem continuar a consumir energia mesmo quando parecem estar desligados. Quando estão em modo inactivo, podem estar a consumir até 20 watts por equipamento. Se tiver dúvidas, a melhor coisa a fazer é desligá-los da ficha eléctrica.

Esta regra também se aplica aos periféricos que recebem energia via porta USB. Desde que estejam ligados, poderão estar a consumir energia. Se não estiver a carregar esse tipo de equipamentos, nem a utilizá-los (mesmo que apenas durante algum tempo), desligue-os da porta USB a que estão ligados.

Também deverá dar uma vista de olhos às especificações de energia do seu PC. Vá a Painel de Controlo, Opções de Energia ou através do utilitário gratuito LocalCooling (www.localcooling.com). Coloque as especificações de modo a que o seu sistema desligue a unidade de disco rígido ou entre em modo inactivo num menor espaço de tempo após ter ficado inactivo. Desta forma, estará a poupar energia e dinheiro.
Se deixa o seu PC sempre ligado porque não entra em modo de hibernação, não continue a viver com esse problema. Este tipo de questão tem a ver normalmente com o BIOS ou com drivers, pelo que deverá ir ao site do fabricante da sua motherboard e importar as actualizações disponíveis. Esta tarefa simples poderá ajudar em muito.

Existem sempre formas alternativas de fazer as coisas. Por exemplo, se o seu PC demora muito tempo para iniciar, o mais provável é que opte por deixá-lo constantemente ligado a fim de o ter imediatamente disponível de manhã quando precisar dele para começar a trabalhar. Não se esqueça, contudo, de que muitos BIOS oferecem a opção de iniciar o sistema a uma determinada hora do dia. Poderá assim programar o computador para ser iniciado a uma determinada hora, dando-lhe o tempo necessário para iniciar e ficar disponível na altura em que prevê precisar dele. Desta forma, além de eliminar a inconveniência do tempo de espera para começar a trabalhar, também poupa na sua conta de energia.


in PcGuia

Sem comentários: