terça-feira, 29 de julho de 2008

Automóveis - Calor do motor pode gerar energia eléctrica

Cientistas norte-americanos inventaram um novo material termoeléctrico, capaz de transformar em electricidade o calor gerado pelo motor de um automóvel, desperdiçado em grande parte pelo escape.
Os cientistas, da Universidade do Estado de Ohio, afirmam que o material tem o dobro da eficiência de qualquer outro existente no mercado e que a tecnologia pode também ser utilizada em geradores para lhes aumentar o rendimento.

Segundo o responsável pelo projecto, a eficiência destes materiais termoeléctricos pode ser medida pela quantidade de calor que convertem em electricidade a uma dada temperatura e adianta que para já o novo material permite utilizar 10% da energia desperdiçada por um motor para recarregar a bateria dos automóveis.

Caso se consiga aumentar a eficácia do dispositivo termoeléctrico, este poderá ser utilizado em viaturas híbridas ou até mesmo vir a converter o calor do Sol em electricidade.

pesar do carácter revolucionário desta descoberta, cientistas alertam para o facto deste conversor termoeléctrico utilizar Tálio (um dos elementos mais tóxicos), e Chumbo, um material que tem vindo a ser abandonado pelos fabricantes a nível mundial.

Sem comentários: