segunda-feira, 7 de julho de 2008

Boeing testa avião que voa com pilhas de hidrogénio

O Dimona entrou para história como o primeiro avião a voar com pilhas de hidrogénio. O feito foi alcançado, entre Fevereiro e Março, pela Boeing em Espanha.
Durante os testes, o Dimona, um pequeno avião de dois lugares, conseguiu manter-se a voar durante cerca de 20 minutos.

Actualmente, a “autonomia” energética do avião já terá sido expandida para o dobro, informa a Vnunet.com.

O avião está dotado de dois sistemas de fornecimento de energia: baterias mais ou menos convencionais e uma célula energética de hidrogénio.

Durante a descolagem, os dois tipos de fontes energéticas são utilizados. Quando o avião “estabiliza” a altitude, o avião passa a ter por única fonte de energia a célula de hidrogénio.

A célula de hidrogénio foi utilizada a mais de 3300 metros de altura, a velocidades superiores a 100 quilómetros por hora.

Os ensaios que têm sido levados a cabo em Espanha, com objectivo de demonstrar o potencial de fontes energéticas menos poluentes que as actuais.

Apesar dos propósitos ecológicos, a Boeing lembra que pretende aplicar estes sistemas apenas no fornecimento de energia para sistemas de apoio em voos comerciais – pelo que os derivados do petróleo vão manter-se como a principal fonte de energia nos próximos tempos.

Sem comentários: