segunda-feira, 8 de setembro de 2008

O mundo acaba na quarta-feira?

O LHC (Large Hadron Collider - Grande Colisor de Hadrões) está prestes a entrar em acção. É já esta quarta-feira e alguns cientistas dizem que pode provocar o fim do mundo.

Trata-se do maior acelerador de partículas, localizado no CERN (Organização Europeia para Investigação Nuclear), na Suíça, possui um túnel de 100 metros na fronteira com a França, onde os protões serão acelerados no anel de colisão que tem cerca de 27 km de circunferência e 8,6 km de diâmetro.

Um dos principais objetivos do LHC é tentar explicar a origem da massa das partículas elementares e encontrar outras dimensões do espaço, tentando desvendar alguns segredos do universo. O desafio é fazê-lo sem destruir o mundo.

Produzindo um feixe de protões em cada direcção do anel, a intenção é colidi-los quando estiverem na máxima velocidade. O impacto é capaz de simular condições próximas às que existiram logo após o Big Bang.

Os cientistas envolvidos nesta experiência, a maior de sempre, até já foram alvos de ameaças de morte, precisamente devido a esse risco de causarem o fim do mundo. Várias pessoas têm recebido e-mails e chamadas telefónicas ameaçadoras, de pessoas que dizem temer o surgimento de terramotos e tsunamis.

ACTUALIZAÇÃO
O primeiro dia da maior experiência da história da ciência. Veja como foi
Nesta quarta-feira (10), ás 10h28 começou a experiência científica que pretende simular condições próximas às que existiram logo após o Big Bang, a grande explosão que teria dado origem ao universo. O LHC - maior acelerador de partículas do mundo - recebeu so seus primeiros feixes de prótões, as partículas que caracterizam os elementos existentes no universo.

“It’s a fantastic moment,” disse o director do projecto LHC, Lyn Evans, “we can now look forward to a new era of understanding about the origins and evolution of the universe.”


Sem comentários: