A tecnologia de lâmpadas LED já se encontra disponível no mercado, embora ainda não esteja suficientemente desenvolvida para ser utilizada em áreas de maior iluminação, como salas, cozinhas e escritórios. Para já, os LEDS podem ser uma solução bastante economizadora para iluminar zonas de passagem, como corredores, elevadores e halls ou ainda como iluminação de presença.
Mesmo tendo em conta a sua utilização ainda limitada, um LED pode substituir quatro das lâmpadas existentes numa habitação. Extrapolando esta estimativa à totalidade das habitações portuguesas, a aplicação de LEDs permitiria poupar 47,2 milhões de quilowatts/hora (kwh) por ano, o correspondente a 5,6 milhões de euros. Essa poupança evitaria a emissão de 22,7 mil toneladas de CO2. Para além da sua utilização em espaços interiores, a tecnologia LED já é utilizada também em espaços exteriores e em dispositivos como os semáforos.
Estamos a falar de uma alternativa sem dúvida mais eficiente e portanto mais ecológica, que promete num futuro próximo revolucionar a área da iluminação. Com o aperfeiçoamento da tecnologia, o seu uso tenderá a ser não só mais comum como também mais diversificado, aumentando ainda mais o potencial de redução do consumo energético atrás referido.
Sem comentários:
Enviar um comentário