quarta-feira, 15 de julho de 2009

Ecopilhas já recolheu mais de 80 mihões de pilhas e baterias usadas

Desde 2004 a Entidade Gestora dos resíduos de pilhas e acumuladores em Portugal já recolheu 80 milhões de unidades, tendo o ano de 2008 contribuído com 19 milhões deste tipo de resíduos, estando o director-geral optimista em relação ao futuro.

A Ecopilhas iniciou a sua actividade em 2003 como Entidade Gestora dos Resíduos de pilhas e acumuladores a nível nacional. Desde 2004 já recolheu e encaminhou para reciclagem mais de 80 000 milhões de unidades destes resíduos, numa média de 16 milhões ao ano, com 19 milhões de unidades recuperadas no ano de 2008. De acordo com o director-geral da Ecopilhas o “balanço dos cinco anos de actividade da Ecopilhas é francamente positivo não só pelo número de pilhas e baterias usadas recolhidas, como pelo contributo que demos para uma maior tomada de consciência da população, com o apoio de todos os nossos parceiros”.

As campanhas de sensibilização têm contribuído para consciencializar os diferente agentes da sociedade sobre a necessidade de eliminar correctamente os resíduos de pilhas e baterias que podem ser depositados nos ecopontos, nos pilhões situados em super e hipermercados bem como em várias escolas, lojas, juntas de freguesia e ONGs, que funcionam como ecoparceiros. São já 1800 os ecoparceiros e as adesões têm revelado uma tendência de aumento anual. No total a Ecopilhas já disponibilizou 90 000 pilhões e ainda dois milhões de mini-pilhões.

Face a estes resultados o director-geral da Ecopilhas é optimista em relação ao futuro, acreditando no crescimento das actividades relacionadas com o Ambiente “fruto de um maior esclarecimento dos cidadãos e também da contribuição de muitas entidades, nas quais se destacam as entidades gestoras de resíduos específicos, como é o caso da Ecopilhas”, segundo palavras do responsável.

Sem comentários: