quarta-feira, 1 de abril de 2009

6 alternativas para buscas mais verdes

As preocupações com o meio ambiente são uma constante nos dias que correm. As crianças são alertadas cada vez mais cedo para as questões ambientais e as campanhas de sensibilização não param de surgir. Se esteve atento este fim-de-semana deve ter reparado na "falha" de luz que atacou alguns monumentos por todo o país.

O apagão esteve relacionado com a Earth Hour, uma iniciativa da associação internacional World Wide Fund, através da qual se pretendeu sensibilizar cidadãos de todo o mundo para os efeitos do aquecimento global.

Para os mais entusiastas, as campanhas de protecção ou de sensibilização estendem-se a múltiplas plataformas e a Internet é um dos canais onde os pensamentos verdes já chegaram há algum tempo.

Tal como deve calcular, os motores de busca são uma das peças fundamentais na esfera Web, principalmente pela quantidade de respostas que lhe traz. Mas e se começasse a retribuir todas as ajudas que estes canais lhe trazem? Como? Hoje mostramos-lhe os motores de busca "mais ecológicos" que alguma vez conheceu.

Forestle

O primeiro exemplo é uma plataforma promovida pela tecnologia de buscas da Yahoo. Falamos do Forestle, um motor que ajuda a poupar quase 0,1 metros quadrados de florestas tropicais por cada pesquisa.

Forestle

Isto porque, as receitas publicitárias geradas na página de resultados são directamente canalizadas para o The Nature Consevancy, que aplica todo o montante em movimentos de protecção às florestas. Tendo em conta que o utilizador comum faz em média 1000 pesquisas por ano, são 100 metros quadrados de terreno poupados por cada um de nós.

Znout (Zero Negative Output

Suportado pelas tecnologias da Google, este canal caracteriza-se por ser um motor de busca neutro no que toca a emissões de CO2.

Znout

Não é que as pesquisas libertem dióxido de carbono… a questão é que todas as receitas em publicidade geradas a partir do Znout vão direitinhas para a compra de novos certificados em energias renováveis que acabam por equilibrar as manchas de carbono deixadas pelo motor de busca.

A Google está ainda ligada a outras iniciativas. O Blackle é um dos exemplos. Trata-se de um motor de busca alternativo criado por uma empresa chamada Heap Media e que se suporta nas bases da Google. Com fundo negro e uma caixa de pesquisa, esta plataforma acaba por ser mais eficiente em termos energético, já que permite poupar muitos watts de luz enquanto está a ser utilizada, pelo menos em PCs com ecrãs CRT.

EcoWho

Este é um exemplo de um motor de busca que se dedica apenas às causas ambientais. Com mais de 3 milhões de páginas "verdes" indexadas, o EcoWho inclui ainda valor à sua oferta com a disponibilização de secções dedicadas às notícias na área da ecologia, um glossário, uma secção de blogs e outra de artigos.

EcoWho

EcoSearch

O EcoSearch resulta de uma parceria entre a Google e a ONG Aquaverde e tem como objectivo ajudar a reflorestar a Amazónia e a preservar os recursos naturais de água doce.

EcoSearch

Através deste motor de busca, os utilizadores conseguem dar o seu contributo da seguinte forma: por cada pesquisa está a "oferecer" uma folha, por cada dez mil folhas, o EcoSearch doa o dinheiro necessário para a plantação de uma árvore na Amazónia.


ClimateGift

Para além de um motor de busca, o ClimateGift é também um portal de ecologia. A sua acção conta com o apoio de vários parceiros e a ajuda ao ambiente parte das receitas publicitárias angariadas nas buscas.

ClimateGift

Sempre que alguém acede pela primeira vez à plataforma, são apresentados os nomes das organizações que podem beneficiar das doações e o utilizador tem apenas de escolher uma. Após a selecção, a ClimateGift doa 50 por cento das receitas a essa organização a cada trimestre.

Esta página pode ser personalizada com vários conteúdos, desde que o utilizador esteja registado. Para fazer pesquisas não necessita de registo.

Depois de mostrar alguns dos (muitos) motores de busca eco-friendly que pode encontrar online o Tek tem apenas uma sugestão para si "Go Green!", que é como que diz torne-se mais amigo do ambiente.

Sem comentários: